Avaliação MPS, nível G, na Dr Tech em Manaus

Em 25 de março de 2010, foi concluída a avaliação dos processos de software da empresa Dr Tech Serviços em Software Ltda, na sua unidade organizacional em Manaus-AM, seguindo o método de avaliação MA-MPS. A conclusão da avaliação é que a empresa atende aos critérios do nível G – Parcialmente Gerenciado do modelo de referência MRMPS.

Resultado Oficial. A empresa Dr Tech tornou-se uma das primeiras empresas de tecnologia genuinamente amazonense que atende aos critérios do nível G do modelo de referência MR-MPS. Desta forma, a Dr Tech é a empresa mais nova a alcançar esta conquista no estado do Amazonas. Com pouco mais de 5 anos de existência a empresa atua na área de TI em nível estadual, nacional e internacional e esta conquista mostra o esforço da empresa em garantir a qualidade e a excelência de seus produtos e serviços, coroando a empresa com um selo nacional de qualidade de desenvolvimento de software. Foi um ano de trabalho árduo da empresa e seus colaboradores apoiado pelo CIDE, AMAZONSOFT, SOLTIN e SEBRAE-AM. O processo de avaliação MPS na empresa foi coordenado pela Tecnóloga em Processamento de Dados Jacilane Rabelo, e os projetos de software avaliados foram liderados pela Especialista em Análise de Sistemas Danielle Pontes e pelo Tecnólogo em Processamento de Dados Claudenir Maia. Toda a equipe e os colaboradores da empresa se empenharam para esta conquista.


Avaliação MPS – Nível G na Dr Tech

A equipe de avaliação foi formada por: Juliano Lopes de Oliveira – avaliador líder e Adriana Silveira de Souza – avaliadora adjunta, da Instituição Avaliadora(IA) Estratégia Tecnologia da Informação Ltda; Jacilane de Holanda Rabelo – representante da empresa na equipe de avaliação.

O programa mobilizador MPS.BR é uma iniciativa brasileira lançada em dezembro de 2003, coordenada pela SOFTEX – Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, que visa a Melhoria de Processo do Software Brasileiro, em todas as regiões do país, em um intervalo de tempo justo, a um custo acessível. O MPS.BR conta com investimentos das empresas e apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e SEBRAE/PROIMPE. Informaçães atualizadas sobre o Programa MPS.BR e o Modelo MPS, encontram-se no Portal SOFTEX . O Programa MPS.BR tem 2 metas. A primeira meta é técnica, visando a criação e aprimoramento do Modelo MPS – composto de um Modelo de Referência (MR-MPS) e um Método de Avaliação (MA-MPS). O Modelo segue modelos e normas internacionais: está em conformidade com as Normas Internacionais ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504, é compatível com o modelo CMMI, é baseado nas melhores práticas da engenharia de software e é adequado à realidade das empresas brasileiras. A segunda meta é de disseminação do Modelo MPS no mercado, com a implementação do MRMPS e avaliação MA-MPS tanto em pequenas e médias empresas (PMEs) como em grandes empresas públicas e privadas.

Metodologia de Desenvolvimento

Ciclos de vida do software descrevem como um software deve ser desenvolvido. Basicamente definem a ordem global das atividades envolvidas em um contexto de projeto de software e propõem uma estratégia de desenvolvimento que pode ser aplicada a um determinado contexto de projeto de software. O ciclo de vida utilizado por esta metodologia está centrado no processo de desenvolvimento interativo e incremental, com marcos a serem atingidos no decorrer do projeto. Este processo baseia-se, por sua vez, em quatro fases distintas de execução:

  • Levantamento
  • Análise
  • Projeto-Implementação-Teste
  • Implantação

Existem ainda, as fases de gerência que complementam o ciclo de vida, sendo elas:

  • Gerência de Requisitos
  • Gerência do Projeto
  • Gerência da Qualidade
  • Controle de Mudança

Política Organizacional

Para acessar a Política Organizacional da DRTECH clique aqui.